SAúDE

Pirâmide Alimentar

piramide-alimentarPirâmide Alimentar

A Pirâmide alimentar, o que acontece quando você se depara com ela?
Tanto para se alimentar quanto para a idade, normalmente se torna um desafio!

“Quando falamos de Pirâmide Alimentar, elas são o método visual mais efetivo para elucidar o funcionamento de determinada dieta

– não necessariamente para emagrecer, mas para mostrar como comer de maneira saudável e equilibrada. Quanto mais próximo

da base, maior deverá ser a quantidade ingerida de determinado alimento. E, quanto mais próximo do cume, menor deverá ser sua

quantidade”, explica Bruno Yamada, gerente de produto e nutricionista da rede de Restaurante Seletti Culinária Saudável.”

Segundo a organização mundial de saúde (OMS), diz que: para cada grupo de alimentos passa a ter uma função especifica para o corpo.

piramide como alimentar funciona

O que assusta muita gente que quer ou precisa perder peso são aquelas dietas severas de restrição ou de horas a fio sem comer.

Nem dê atenção a elas!

“O emagrecimento deve acontecer de forma gradual, sem a necessidade de restrição alimentar. Ela deve ser inserida na rotina da mulher/homem,

com opções fáceis de serem seguidas e mantidas”. Procure um nutricionista.
“Para obter sucesso na  Pirâmide Alimentar e no processo, é preciso entender suas necessidades, limitações, metas, intolerâncias e

organizar um plano alimentar de acordo com isso tudo e sua rotina”.
Com isso em mente, as melhores dietas para emagrecer numa boa. Mas lembre-se: o ideal é consultar um nutricionista para definir

as quantidades necessárias de cada alimento em cada refeição, para o seu corpo continuar funcionando legal enquanto a dieta estiver sendo seguida.

Abaixo vou descrever com brevidade algumas dietas:

Dieta eficazDieta Detox

Seu objetivo é fazer uma limpeza no organismo e iniciar uma mudança de hábitos alimentares que vão melhorar o funcionamento do intestino,

dos rins e do fígado. “É ideal para as mulheres que estão cansadas de sofrer com o efeito sanfona das dietas restritivas”.

E prepare-se na Pirâmide Alimentar você vai beber muito chá!Bebidas alcoólicas, gordura trans, cafeína, sal em excesso, margarina,

manteiga, refrigerantes, adoçantes, produtos industrializados e farinhas refinadas ficam de fora desta dieta.

alimentos especiais
Dieta Mediterrânea

São ricas em gorduras boas (azeite, castanhas, azeitonas e abacates), frutas, verduras, peixes, feijões, cereais integrais e ovos.

Sua grande vantagem é que possibilita a inclusão de muitos sabores e grupos alimentares a cada refeição.
Nela devem ser cortados açúcar, doces, refrigerantes e farinhas refinadas.
O café da manhã pode ter pão com sementes ou integral, café com leite sem açúcar e frutas.

Propriedades de alimentos ricos em vitaminas

Dieta DASH

Foi criada exatamente para esse propósito nos Estados Unidos. O principal ponto é controlar a ingestão de sódio, conhecido como um dos

maiores vilões da alimentação saudável. No geral, é uma dieta que tem como base Pirâmide Alimentar de baixa densidade energética e

consumo moderado de proteínas, mas principalmente é que não há proibição de nenhuma categoria e tem um belíssimo controle de

produtos industrializados e dos açúcares. “É muito importante ressaltar que mesmo não sendo um programa de perda de peso até é

possível eliminar alguns quilos não desejados, pois ajuda a escolher as refeições e lanches mais saudáveis e conseqüentemente menos calóricos.

A dieta DASH original é uma dieta de cerca de 2.000 calorias por dia. Para redução de peso, ela pode ser ajustada de acordo com as circunstâncias individuais”.

Para emagrecer

Dieta paleolítica

A idéia é comer o que as pessoas eram capazes de caçar ou coletar no período paleolítico: muitas verduras, legumes, grãos, raízes, carnes,

frutos do mar e nozes. É ideal para mulheres que conseguem fazer suas refeições em casa ou levar comida e lanches para o trabalho.
São cortados na Pirâmide Alimentar o açúcar, doces, refrigerantes, farinhas refinadas, pães, massas, óleos, fritura, leite animal e derivado,

alimentos processados ou industrializados e bebidas alcoólicas.
Um bom cardápio para o café da manhã é mandioca ou batata-doce cozida ou tapioca recheada com frutas acompanhada por chá, café ou

leite vegetal e frutas.

As proteinas são essenciais

Dieta Lowcarb

Algumas pessoas podem considerá-la um pouco puxada, porque os carboidratos são praticamente eliminados (massas, arroz e batata), mas isso

é necessário para quem está com alteração na glicemia e na insulina. “Conseguimos melhorar bem o perfil metabólico e a inflamação por meio

dessa conduta”, Cortam-se bebidas alcoólicas, gordura trans, sal em excesso, refrigerantes, farinhas refinadas, açúcar e doces, além da maior

parte dos carboidratos, como mencionado antes.
Na verdade, estou descrevendo como se manter na dieta na  Pirâmide Alimentar de maneira que os seus efeitos passam a ser nossos aliados.

Todo o material coletado é de nutricionistas que após varias pesquisas chegaram a estas informações. E os depoimentos colhidos foram muito satisfatórios.
Antes de qualquer iniciativa para uma dieta saudável consulte o seu nutricionista.

alimentação saudavel

Dieta Atkins

A primeira idéia de uma dieta à base de proteínas começou com a dieta do Dr. Atkins, criada pelo médico Robert Atkins.
Como toda a similar é bem restritiva em relação aos carboidratos, mas por ser feita em fases, que vão incluindo grupos alimentares, fornece vitaminas,

minerais e até auxilia no atraso de absorção de gordura pelo organismo. Ela é bem polêmica, pois parte do princípio de que a menor quantidade de

glicose no organismo levaria a buscar por outra fonte de energia – no caso, a gordura. “A dieta pobre em carboidratos é baseada no princípio da ação

do hormônio insulina produzido no pâncreas. A insulina tem como função retirar a glicose do sangue para ser utilizada ou armazenada como combustível no organismo.

O resultado da quebra do carboidrato no organismo é a glicose. Assim, reduzindo o seu consumo, o corpo liberará menos insulina e haverá a necessidade de

utilizar outra fonte de energia que, nesse caso, será a gordura”,

Vegano ou vegetariano

Vegetariana/Vegana

O intuito da alimentação vegetariana é excluir o consumo de proteínas animais, principalmente das carnes. Pode ser uma versão ovolactovegetariana, que conta

com derivados do leite e também ovos, ou então a chamada vegana, que consiste em excluir todos os alimentos que tenham quaisquer vestígios de animais.

O ideal é consumir bastante alimentos de cor verde escura para conseguir a obtenção de vitaminas do complexo B e ferro, comuns nas carnes.

Pura proteinaDieta Dukan

Baseado em proteínas o cardápio é sem restrição de quantidades e faz muito sucesso no mundo todo, principalmente quando foi apresentada como uma sugestão

para o controle da obesidade. Tem várias fases, iniciando com a total restrição de carboidratos, alguns legumes e até mesmo as frutas, que vão sendo inseridas

aos poucos na dieta. O médico Pierre Dukan oferece recompensas e maiores quantidades de alimentos “liberados” no cardápio.

Alimentação livreDieta South Beach

A dieta South Beach Criada em 2003 é tão restritiva quanto a Dukan ou a Atkins, mas permite uma ingestão maior de carboidratos complexos do que ambas.

Por isso, ajuda a controlar a saciedade e também a fornecer energia para as atividades diárias. “As dietas da moda têm um período curto de vida,

pois poucas pessoas conseguem adotá-las como um estilo de vida por muito tempo. Além disso, deixam traumas naqueles que estão sempre na luta contra a balança

e provocam o ‘efeito sanfona’ que é tão prejudicial à saúde”.

Toda a riqueza nas folhas

Low-Fat

A intenção é reduzir o consumo de gorduras para 30% diários, ou seja, aproximadamente 30g para cada 1000 calorias consumidas. É uma boa para quem

precisa controlar a ingestão dessa substância, mas precisa aumentar o consumo de outros alimentos para chegar à quantidade calórica necessária.

“O grande problema da dieta de baixo teor de gordura e que ela geralmente leva a alta ingestão de carboidratos e nem sempre significa baixa caloria.

Se alguém come carboidratos demais, particularmente carboidratos processados como o açúcar refinado e a farinha branca, estes são calóricos, não saciam

e fazem pico de insulina, levando à uma maior fome de rebote”.

E nada melhor , quando podemos fazer uso de algo NATURAL e que proporcione um EQUILÍBRIO EM NOSSO ORGANISMO. Ajudando inclusive na DIABETES.

Experimente:piramide alimentar e chas

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